data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Em razão da comemoração do Dia dos Pais, o comércio considerado não essencial abre uma hora mais cedo neste sábado em Santa Maria. As lojas poderão abrir às 9h e fechar às 17h. A autorização foi concedida pela prefeitura, por meio de decreto, que aumentou o horário de funcionamento do comércio em 1h durante a semana e em 2h no sábado.
A decisão decorreu da expectativa do aumento de movimento nas ruas e possíveis aglomerações em busca de presentes.
VÍDEO: paradas de ônibus têm aglomerações no fim de tarde em Santa Maria
A expectativa do setor, agora, é que a prefeitura autorize que o comércio possa continuar a operação em horário ampliado ao longo das próximas semanas. A decisão do Executivo deve ocorrer neste final de semana. Caso contrário, as lojas, as partir de segunda-feira, deverão voltar a funcionar das 11h às 17h, como acontecia anteriormente.
- Estamos muito esperançosos que isso aconteça. Se provou que é possível continuar funcionando com todos os protocolos de segurança necessários. As pessoas realmente estão se cuidando - afirma Marli Rigo, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria.
Santa Maria tem 1.420 casos confirmados da Covid-19, aponta boletim da prefeitura
Sobre as vendas realizadas para o Dia dos Pais, a empresária afirma que não há uma estimativa da entidade. No entanto, é visível que o número de pessoas circulando nas ruas aumentou durante a última semana.
- Ainda não temos resultados desta semana, mas que (o trabalho) está mais produtivo, isso está. Existiu uma movimentação muito maior de pessoas, todas com máscara na rua. Mas as pessoas não saem de casa apenas para comprar, então, temos que esperar para ver os resultados - finaliza.
Os horários:
- Lojas de rua - 9h às 17h
- Shoppings - meio-dia às 20h